terça-feira, 2 de junho de 2009

Matemática em Movimento: Possibilidades e Desafios Promovendo Aprendizagens

A sociedade globalizada está cada vez mais exigente em relação à utilização de tecnologias em vários ramos de atividades. Por esse motivo, a escola, como parte integrante da formação do cidadão, sente a necessidade de aproximá-los dos conceitos e mecanismos tecnológicos que facilitem a aprendizagem e promovam a inclusão social.
Desse modo, com a utilização da ferramenta tecnológica (ROBÓTICA), as escolas visam desenvolver uma proposta de trabalho utilizando esta ferramenta com vistas a proporcionar aprendizagens significativas, inclusão social e capacitação tecnológica para os alunos atuarem no mercado de trabalho competitivo.
Evidencia-se o CONSTRUCIONISMO, diferente do processo de instrução, é a construção do conhecimento. PAPERT (1986), em seus estudos analisa a construção do conhecimento da seguinte maneira:
* Aprender Fazendo (Construção)
*Aprender a Ser (Qualidades Individuais)
*Aprender a Conviver (Trabalho em Equipe)
*Aprender a Pensar (Resolução de Situações Problemas)

Nessa perspectiva, para que a ferramenta Robótica surta efeito, é necessário que a professora de Matemática aborde o conteúdo em sala e utiliza a Robótica Educacional como uma ferramenta para facilitar a aprendizagem e despertar o interesse do aluno, realizando a contextualização do conteúdo.
Na fase de programação, os alunos pensam sobre como as coisas funcionam, experimentando, observando, analisando e corrigindo possíveis erros. O processo de mediação é realizado pelo professor, que negocia conflitos, ouve diferentes idéias e opiniões dos grupos para os mesmos problemas propostos e orienta quanto ao uso racional e efetivo da tecnologia.
A Robótica Educacional é uma excelente ferramenta no processo ensino/aprendizagem de Matemática, pois os alunos aprendem visualozando situações que envolvem a teoria vista em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário