quarta-feira, 10 de junho de 2009

Aprendendo Matemático com Robótica

O artigo de Carlos Artur Nepomuceno Fagundes, Eduardo Meliga Pompermayer, Marcus Vinicius de Azevedo Basso e Ricardo Folchini Jardim, aborda muito bem este método de aprendizagem matemática através da robótica. Veja o resumo:

Resumo: No Ensino Fundamental convencional, a Matemática é pouco explorada, valorizando definições em relação ao raciocínio investigativo. No Projeto Amora vivenciamos o ensino e a construção dos conceitos através das Assessorias de Matemática, nas quais são feitas atividades com jogos e material concreto; Interação Virtual, com software, e com a Robótica, na qual via utilização de kits Lego Mindstorms desenvolvemos atividades com alunos de 10 a 12 anos, buscamos construir conceitos de Matemática e de Física. Nosso objetivo é introduzir e fazê-los refletir sobre conteúdos expostos aritmeticamente e geometricamente em nível de quinta e sexta série do ensino fundamental, tais como números positivos e negativos, frações, rigidez de formas geométricas e lógica. Entre os inúmeros desafios na realização do projeto, destacou-se o nível de conhecimento diferenciado entre os educandos, visto que nas Assessorias do Projeto Amora, jovens de quintas e sextas séries partilham o mesmo ambiente concomitantemente.
Nesse trabalho apresentamos uma alternativa para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem via utilização de equipamentos para robótica, com o kit Lego Mindstorms, além de noções de lógica de programação possíveis de serem ensinadas e aprendidas por alunos com a idade citada.

Veja este artigo na ìntegra clicando no Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário