quarta-feira, 10 de junho de 2009

Aprendendo Matemático com Robótica

O artigo de Carlos Artur Nepomuceno Fagundes, Eduardo Meliga Pompermayer, Marcus Vinicius de Azevedo Basso e Ricardo Folchini Jardim, aborda muito bem este método de aprendizagem matemática através da robótica. Veja o resumo:

Resumo: No Ensino Fundamental convencional, a Matemática é pouco explorada, valorizando definições em relação ao raciocínio investigativo. No Projeto Amora vivenciamos o ensino e a construção dos conceitos através das Assessorias de Matemática, nas quais são feitas atividades com jogos e material concreto; Interação Virtual, com software, e com a Robótica, na qual via utilização de kits Lego Mindstorms desenvolvemos atividades com alunos de 10 a 12 anos, buscamos construir conceitos de Matemática e de Física. Nosso objetivo é introduzir e fazê-los refletir sobre conteúdos expostos aritmeticamente e geometricamente em nível de quinta e sexta série do ensino fundamental, tais como números positivos e negativos, frações, rigidez de formas geométricas e lógica. Entre os inúmeros desafios na realização do projeto, destacou-se o nível de conhecimento diferenciado entre os educandos, visto que nas Assessorias do Projeto Amora, jovens de quintas e sextas séries partilham o mesmo ambiente concomitantemente.
Nesse trabalho apresentamos uma alternativa para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem via utilização de equipamentos para robótica, com o kit Lego Mindstorms, além de noções de lógica de programação possíveis de serem ensinadas e aprendidas por alunos com a idade citada.

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terça-feira, 2 de junho de 2009

Matemática em Movimento: Possibilidades e Desafios Promovendo Aprendizagens

A sociedade globalizada está cada vez mais exigente em relação à utilização de tecnologias em vários ramos de atividades. Por esse motivo, a escola, como parte integrante da formação do cidadão, sente a necessidade de aproximá-los dos conceitos e mecanismos tecnológicos que facilitem a aprendizagem e promovam a inclusão social.
Desse modo, com a utilização da ferramenta tecnológica (ROBÓTICA), as escolas visam desenvolver uma proposta de trabalho utilizando esta ferramenta com vistas a proporcionar aprendizagens significativas, inclusão social e capacitação tecnológica para os alunos atuarem no mercado de trabalho competitivo.
Evidencia-se o CONSTRUCIONISMO, diferente do processo de instrução, é a construção do conhecimento. PAPERT (1986), em seus estudos analisa a construção do conhecimento da seguinte maneira:
* Aprender Fazendo (Construção)
*Aprender a Ser (Qualidades Individuais)
*Aprender a Conviver (Trabalho em Equipe)
*Aprender a Pensar (Resolução de Situações Problemas)

Nessa perspectiva, para que a ferramenta Robótica surta efeito, é necessário que a professora de Matemática aborde o conteúdo em sala e utiliza a Robótica Educacional como uma ferramenta para facilitar a aprendizagem e despertar o interesse do aluno, realizando a contextualização do conteúdo.
Na fase de programação, os alunos pensam sobre como as coisas funcionam, experimentando, observando, analisando e corrigindo possíveis erros. O processo de mediação é realizado pelo professor, que negocia conflitos, ouve diferentes idéias e opiniões dos grupos para os mesmos problemas propostos e orienta quanto ao uso racional e efetivo da tecnologia.
A Robótica Educacional é uma excelente ferramenta no processo ensino/aprendizagem de Matemática, pois os alunos aprendem visualozando situações que envolvem a teoria vista em sala de aula.